Sobe para 26 número de pessoas que morreram por causa da chuva em MG; mais de 50 cidades estão em situação de emergência
15/01/2025
Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro de 2024, o estado tem 354 desabrigados e 3.270 desalojados. Deslizamento de terra põe casa em risco de desabamento no Serro
Prefeitura de Serro/Divulgação
A cidade do Serro, na Região Central de Minas Gerais, registrou a 26ª vítima da chuva, informou, nesta quarta-feira (15), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Em todo o estado, mais de 50 cidades estão em situação de emergência e quatro em calamidade pública.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o corpo de Luisa Marilac da Silva, de 83 anos, foi achado preso a uma cerca, às margens de um córrego, na tarde desta segunda-feira (13).
Ainda segundo a corporação, o cadáver tinha sinais de afogamento e também há indícios de que a idosa tentou atravessar o leito do rio e foi arrastada pela correnteza.
Ponte foi levada por temporal no Serro
Prefeitura de Serro/Divulgação
Auxílios do governo
O governador do estado, Romeu Zema (Novo), apresentou nesta quarta-feira (15), em Belo Horizonte, ações emergenciais para o período chuvoso.
Entre as medidas está a criação de duas linhas de crédito via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). São elas:
Financiamento de micro e pequenos empresários prejudicados, com taxas subsidiadas;
linha para que municípios possam obter recursos para realocação de famílias que estejam em locais de risco.
Infraestrutura
Vigas, bueiros e mata-burros serão fornecidos às cidades que se enquadrarem nos critérios emergenciais reconhecidos pela Defesa Civil. O passo a passo para o requerimento está disponível no link.
Piso Mineiro
Haverá o adiantamento do Piso Mineiro de Assistência Social aos municípios mineiros que decretaram situação de emergência e/ou calamidade. O recurso é calculado com base no número de famílias integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Situação de anormalidade
Minas Gerais tem 63 cidades em situação de anormalidade. O número inclui municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, nesta quarta-feira.
Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro de 2024, o estado tem 354 desabrigados (pessoas que precisam de abrigo público), 3.270 desalojados (que tiveram que sair de casa, mas foram abrigadas por conhecidos) e 26 mortes.
O município mais atingido pelos temporais é Ipatinga, na Região do Vale do Aço, onde, desde o último domingo (12), foram registradas 10 mortes. Ao todo, 130 pessoas ficaram desabrigadas, e 400, desalojadas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, os trabalhos para recuperação da cidade estão sendo realizados em conjunto com órgãos e secretarias estaduais.
Deslizamento de terra deixa mortos em Ipatinga
Em Santana do Paraíso, também na Região do Vale do Aço, foi registrada uma morte. O município tem 57 desabrigados e 528 desalojados.
Já em Juramento, no Norte do estado, uma tromba d'água elevou o rio em cinco metros e inundou ruas, casas e comércios, na madrugada desta terça-feira (14).
Veja as cidades em situação de anormalidade:
Acaiaca
Açucena
Água Boa
Alfenas
Antônio Carlos
Areado
Argirita
Barão de Monte Alto
Brazópolis
Bugre
Caldas
Campo Florido
Campos Gerais
Capelinha
Carlos Chagas
Carmo da Mata
Claro dos Poções
Conceição do Pará
Conselheiro Pena
Coroaci
Coronel Fabriciano
Cuparaque
Curral de Dentro
Diogo de Vasconcelos
Dom Silvério
Espinosa
Ferros
Franciscópolis
Galiléia
Glaucilândia
Guaranésia
Guriricema
Itabirinha
Itambacuri
Laranjal
Leopoldina
Malacacheta
Mantena
Maripá de Minas
Mendes Pimentel
Mirabela
Nepomuceno
Novo Oriente de Minas
Ouro Verde de Minas
Pavão
Pedra Bonita
Pequeri
Presidente Olegário
Raul Soares
Recreio
Resplendor
Rio Preto
Rochedo de Minas
Salinas
Santo Antonio do Aventureiro
São Geraldo do Baixio
São João do Manteninha
São José da Safira
Sem-Peixe
Tapira
Tocantis
Uberaba
Virgolândia
Forte chuva causa alagamentos em Juramento
Vídeos mais assistidos do g1 Minas