PID: prazo para pedir indenização de R$ 35 mil da Samarco termina nesta sexta-feira (4)
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Mais de 94 mil pessoas já foram indenizadas. Interessados precisam fazer o requerimento até o fim da semana. Rio Doce foi atingido pela lama da Samarco; foto de novembro de 2015
Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios
O prazo para ingressar no Programa Indenizatório Definitivo (PID), da Samarco, termina nesta sexta-feira (4). O programa garante o pagamento de R$ 35 mil em parcela única para pessoas e empresas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. A solicitação deve ser feita pela plataforma oficial até o fim desta semana.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Desde a criação do programa, mais de 94 mil pagamentos foram realizados, com uma taxa de aprovação superior a 90%. Segundo dados da Samarco, mais de 275 mil requerimentos já foram feitos, e 211 mil resultaram em termos de quitação assinados.
Quem pode participar?
Para ser elegível ao PID, é necessário:
Ter mais de 16 anos na data do rompimento (5/11/2015);
Ter solicitado cadastro na Fundação Renova até 31/12/2021, ou possuir ação judicial ajuizada até 26/10/2021, ou ter ingressado no sistema Novel até 29/09/2023;
Apresentar comprovante de residência (de qualquer data) em uma das localidades atingidas, além de documento de identificação com CPF e procuração a advogado ou declaração à Defensoria Pública.
O pagamento é feito em parcela única, após análise da documentação e assinatura do termo de quitação.
Quem tem pedido de indenização em andamento em outras frentes, como os sistemas PIM-AFE, Novel ou Agro e Pesca, terá 90 dias de prazo para migrar para o PID, contados a partir da negativa ou desistência (exceto em casos de fraude).
Prazo para ingressar no PID da Samarco termina na sexta-feira
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.