Moradores se surpreendem com teste de alerta da Defesa Civil em Uberlândia e reagem nas redes sociais
31/01/2025
Teste foi feito nesta sexta-feira (31) entre 12h e 13h. Nas redes sociais diversos moradores comentaram de forma divertida sobre o alerta que pegou muitos de surpresa. Alerta emitido pela Defesa Civil em Uberlândia
Reprodução/Arquivo pessoal
"Já estava pronta pra começar a gritar feito a Carminha: INFERNOOO"
Esse é apenas um dos milhares de comentários que tomaram as redes sociais de Uberlândia durante a tarde desta sexta-feira (31), após o primeiro teste da ferramenta "Defesa Civil Alerta" que ocorreu às 12h44.
Mesmo que o som do alerta tenha pegado muitos moradores de surpresa, na quarta-feira (29) o g1 informou sobre a ferramenta e como ela funciona. O sistema emite alertas via celular através de mensagens de texto e sons para os aparelhos de pessoas que estejam em locais de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas e enchentes provocadas por chuvas.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Comentários feitos por moradores de Uberlândia nas redes sociais
Reprodução/Redes Sociais
Mas como todo brasileiro que se preze, depois do susto o que restou foram as histórias engraçadas para contar e diversos memes sobre o alerta da Defesa Civil.
Na cidade, teve quem quase deixou o celular cair no chão. Outros, por pouco, não engasgaram com milho e alguns disseram que 'foram de arrasta para cima'.
"Minha alma ainda não voltou pro corpo , eu estava de fones de ouvidos , estou tentando lembrar o que eu estava fazendo", comentou outra moradora.
Apesar dos memes, o sistema não oferece nenhum risco ao aparelho celular e os uberlandenses podem permanecer tranquilos enquanto a cidade é a quarta de Minas Gerais a receber o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional.
Entenda como funciona sistema de alerta de desastres naturais da Defesa Civil que será testado em Uberlândia
Sobre o "Defesa Civil Alerta"
Avenida Rondon Pacheco alagada durante chuva em Uberlândia
Defesa Civil/Divulgação
O sistema é diferente do alerta encaminhado via SMS, já que aparece sobreposto a qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no aparelho. Em alguns casos, a ferramenta pode até mesmo emitir um sinal sonoro parecido com uma sirene. A mensagem só é fechada após comando do usuário do celular.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não é necessário fazer um cadastro para receber os alertas. No entanto, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras Vivo, Claro e TIM.
De acordo com a Prefeitura, há dois tipos de alerta: o extremo e o severo. O extremo é o nível máximo do alerta, em casos de ameças extremas à vida e à propriedade. Já o severo, a urgência não é imediata e há mais tempo para se proteger.
Defesa Civil faz primeiro teste de alerta de temporal em Uberlândia
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a