Mergulhador morre durante reparo em hidrelétrica de Mariana
24/12/2025
(Foto: Reprodução) Mergulhador desaparece durante reparo em hidrelétrica de Mariana
Um mergulhador morreu enquanto realizava reparos na Usina de Furquim, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros informou que há possibilidade de a vítima ter ficado soterrada próximo à estrutura.
Segundo os militares, o homem prestava serviços para uma empresa terceirizada contratada pela hidrelétrica nesta terça (23). Ele fazia dragagem para desobstrução de uma comporta quando relatou ao supervisor queda de material considerada normal para a atividade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
Minutos depois, houve um estrondo, seguido de bolhas na superfície, e a comunicação com o trabalhador foi perdida. A equipe tentou resgatá-lo puxando o cabo de segurança, mas apenas o equipamento emergiu (veja foto abaixo).
O corpo da vítima só foi encontrado nesta quarta-feira. Conforme os bombeiros, devido à falta de visibilidade e ao horário, não foi possível realizar mergulho de busca no mesmo dia. Nove militares participaram da operação de resgate do corpo.
Causas do incidente são investigadas, diz empresa
Em comunicado, o Grupo NEC, responsável pela usina, confirmou a morte do prestador de serviço "com profunda tristeza e consternação" e informou que as causas do incidente estão sendo investigadas.
Segundo a empresa, o homem realizava uma atividade regular de desobstrução da comporta de fundo da usina quando houve o incidente. O Grupo NEC afirmou estar prestando suporte à família da vítima.
LEIA TAMBÉM:
Zema sanciona lei que autoriza privatização da Copasa e anuncia troca no comando da empresa
Presos forjam alvarás de soltura e fogem de presídio em MG
Fotos mostram Usina Hidrelétrica de Furquim, em Mariana, e equipamento de segurança usado por mergulhador que morreu ao fazer reparo
Divulgação/Corpo de Bombeiros