Megacarga: Após 28 dias, saga do comboio pelo Triângulo e Alto Paranaíba chega ao fim; veja linha do tempo

  • 22/12/2025
(Foto: Reprodução)
Megacarga durante passagem pela BR-365 EPR Triângulo/Divulgação Após 28 dias, a saga da megacarga pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba chegou ao fim nesta segunda-feira (22). O trajeto pelas regiões teve início no dia 25 de novembro quando o comboio acessou a BR-262 pelo trevo de Moema e terminou na BR-153 ao sair de Minas Gerais e chegar em Itumbiara (GO). Durante o trajeto, a megacarga saiu da Região Metropolitana de Belo Horizonte pela BR-381, passou pelo Alto Paranaíba e avançou pelo Triângulo Mineiro, cruzando cidades como Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia, Uberaba e Campo Florido. Após acessar a BR-153, o comboio ainda passou por Prata e Monte Alegre de Minas. Veja a linha do tempo abaixo. Em suas últimas horas no Triângulo e Alto Paranaíba, a megacarga passou por Centralina e chegou em Araporã, onde finalizou o trajeto na região e seguiu para Itumbiara. ✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp O transporte iniciado em agosto já dura quatro meses e segue em velocidade média de 20 km/h. A composição de transporte da megacarga impressiona pelas dimensões: 4 carretas 6 motoristas 636 toneladas de peso total (composição + carga) 123 metros de comprimento total Quase 8 metros de largura 44 eixos 296 pneus Todo o trajeto conta com o apoio operacional das concessionárias responsáveis pelos trechos e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com escolta e acompanhamento técnico. Para reduzir os impactos no trânsito, já que o veículo ocupa praticamente toda a pista, a operação realiza pelo menos duas paradas diárias, com duração média de 1h cada, liberando o fluxo de veículos que ficam atrás da carga. Mesmo com a lentidão do transporte, os órgãos oficiais reforçam que os motoristas devem evitar ultrapassagens arriscadas, mediante a multa, e seguir a sinalização temporária e as orientações das equipes locais. As medidas de segurança incluem ainda a suspensão da viagem em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina, o que já provocou diversas interrupções e adiamentos. Em Monte Carmelo, por exemplo, a carga ficou estacionada por seis dias no km 514 da BR-365, devido à chuva, o que atrasou a viagem até o Triângulo Mineiro. LEIA TAMBÉM: Veja as curiosidade da megacarga de 636 toneladas Seis motoristas, 44 eixos e quase 300 pneus: entenda comboio que transporta megacarga Segundo o supervisor da operação, Marcelo Getúlio Roque, tudo isso é para garantir a segurança. “Fica um pouco mais lento o trabalho, mas a gente zela pela segurança em primeiro lugar”, afirmou. Comboio da megacarga na BR-050 PRF/Divulgação Peça viaja há quatro meses a 20 km/h O transporte começou no dia 9 de outubro pela BR-381 (Fernão Dias), seguiu pela BR-354 e MG-170 e avançou pela BR-262. Em seguida, desviou a rota pela MGC-354 até Patos de Minas, onde entrou na BR-365 e passou por Uberlândia. Agora, megacarga viaja pelo trecho da BR-050 rumo à BR-262, em Campo Florido. A previsão inicial era que a carga chegasse ao destino antes do Natal. No entanto, imprevistos ao longo do trajeto atrasaram o cronograma, e a nova estimativa é que a peça chegue ao destino apenas em janeiro de 2026. O g1 entrou em contato com a Votorantim Cimentos para atualizar o prazo oficial, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem. VÍDEO: Veja as curiosidade da megacarga de 636 toneladas Veja as curiosidade da megacarga de 636 toneladas que passou por Uberlândia VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

FONTE: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/12/22/megacarga-apos-28-dias-saga-do-comboio-pelo-triangulo-e-alto-paranaiba-chega-ao-fim-veja-linha-do-tempo.ghtml


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