Homem é morto após atirar contra policiais em Governador Valadares
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Um homem, de 29 anos, foi morto a tiros durante uma operação da Polícia Militar em Chonin de Baixo, distrito de Governador Valadares, na manhã desse domingo (23). Lucas Vieira dos Santos era apontado como o líder de uma facção criminosa no distrito. Ele foi morto por policiais após atirar contra os militares enquanto fugia de uma abordagem.
De acordo com a PM, a ação foi desencadeada após denúncias e levantamentos indicarem que Lucas comandava o tráfico de drogas no distrito, junto com outros dois homens. O grupo que ele comandava seria ligado ao Comando Vermelho e usava pichações pelo distrito para marcar território. Segundo os militares, os suspeitos circulavam armados em um carro prata, abordando moradores e causando medo na comunidade.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Troca de tiros e fuga
Por volta das 4h30, equipes da ROTAM cercaram um imóvel apontado como ponto de venda e armazenamento de drogas. Ao se aproximar, os policiais foram recebidos a tiros por um dos suspeitos, que conseguiu fugir. Em seguida, outros homens também reagiram e dispararam contra os militares, que revidaram. Ninguém foi ferido nesse momento.
Dentro da casa estavam uma adolescente de 16 anos, namorada de Lucas, e uma criança de oito anos, filho dele.
Durante as buscas, os policiais encontraram 17 papelotes de cocaína, porções e barras de maconha, 46 pedras de crack, quatro celulares e R$168 em dinheiro. No portão havia uma sacola com drogas, e no carro estacionado em frente a residência, foram localizadas duas barras de maconha. Um homem foi encontrado escondido no veículo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Perseguição e morte
Após a fuga inicial, a PM recebeu informações de que Lucas estava escondido em uma mata. Durante o rastreamento, ele foi localizado atrás de um arbusto.
Segundo a PM, ele estava armado e atirou contra os militares, que reagiram. Lucas foi atingido, socorrido pela viatura, mas morreu durante atendimento médico no hospital de Frei Inocêncio. A arma usada por ele foi apreendida com munição na câmara e outras no carregador.
Apreensões e histórico
Segundo a PM, Lucas acumulava ocorrências desde 2013. Entre os registros estão:
Agressão contra a própria filha recém-nascida;
Suspeita de maus-tratos ao filho;
Tráfico de drogas;
Evasão de abordagem;
Posse de arma;
Maus-tratos a animais;
Envolvimento em seis homicídios
A PM informou que todo o material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações.
LEIA TAMBÉM:
Três jovens são mortos durante tiroteio em Governador Valadares
Homem é preso com pistola após fugir da PM e se esconder em banheiro de casa
CEO de mineradora de lítio no Vale do Jequitinhonha chama crianças da região de 'mulas de água' e gera onda de repúdio
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.