Crédito que impulsiona sonhos e comunidades: o apoio do Sicoob ao empreendedor mineiro
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Sicoob impulsiona o desenvolvimento regional de Minas Gerais.
Divulgação
Micro e pequenas empresas têm sido a grande base impulsionadora para a geração de renda e o desenvolvimento regional em Minas Gerais. Somente entre janeiro e agosto de 2025, houve um aumento de 21% na abertura de novos negócios desse porte em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o desenvolvimento desses negócios, o acesso a crédito tem papel fundamental. Com recursos em mãos, quem empreende vê sua realidade se transformar, mas a realidade local também se fortalece e prospera. No primeiro semestre deste ano, por meio das MPEs, foram gerados 59% dos empregos no Estado.
E nesse cenário, o Sicoob tem sido um grande aliado: é hoje um dos principais sistemas cooperativos de crédito do país, e é em Minas Gerais onde está a sua maior rede de atendimento, com mais de 1.300 agências no Estado, presentes em 559 municípios.
Proximidade e confiança
As cooperativas do Sicoob têm no centro da sua atuação o cooperado, oferecendo soluções personalizadas e estabelecendo uma relação de proximidade e confiança que lembra muito o jeito de ser do próprio mineiro.
E já são 2.7 milhões de cooperados em MG que confiam no Sicoob. Associados que não são apenas clientes. São também donos do empreendimento e participam democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, os quais são reinvestidos no desenvolvimento regional.
Ser um cooperado PJ no Sicoob significa, portanto, investir em uma rede financeira que acredita no potencial dos empreendedores, mas, principalmente, também cresce junto com eles.
Crédito que gera crescimento sustentável
O Sicoob é conhecido por oferecer condições justas na concessão de crédito para as micro e pequenas empresas que querem crescer de forma sustentável. Com tarifas menores e crédito mais acessível, cada cooperado economiza, em média, R$ 5.686 por ano ao utilizar os serviços financeiros da cooperativa de crédito.
São dados que cada vez atraem mais pessoas que acreditam nesse modelo de desenvolvimento.
Acolhimento e orientação para os primeiros passos
Ao atuar como impulsionador do desenvolvimento econômico, o cooperativismo financeiro fortalece negócios locais e gera empregos e renda nas comunidades onde está presente. A história de Geralda de Fátima, moradora do distrito de Brejo Bonito (MG), representa o que o crédito cooperativo é capaz de construir nesse sentido.
“Quando eu cheguei no Sicoob, tudo mudou. A gente foi ouvido, respeitado e teve o apoio que precisava para começar de verdade. Em outra instituição financeira, fecharam as portas pra mim, mas, no Sicoob, acreditaram na nossa ideia quando ninguém mais acreditou”, conta a empresária.
Há nove anos, Geralda buscava financiamento em um banco tradicional para iniciar seu pequeno empreendimento, mas teve o acesso negado. Foi no Sicoob que encontrou acolhimento, orientação e a parceria financeira que precisava para dar o primeiro passo.
Com o apoio cooperativista, a empreendedora deu início a seu trabalho na apicultura e expandiu aos poucos suas atividades. Hoje, Geralda é proprietária do Mel e do Empório, Restaurante e Pousada Apis Silvestre, tendo se tornado uma referência regional em apicultura, gerando empregos e fomentando a economia local.
“O primeiro crédito veio com orientação, paciência e um atendimento que abraça. E, desde então, cada novo passo — do mel ao restaurante, do restaurante à pousada — teve o Sicoob ali do nosso lado. Sem essa parceria, nada disso aqui teria acontecido. O Sicoob não só apoiou nosso negócio, ele transformou a nossa vida”, reconhece.
A trajetória da empreendedora mostra como o crédito certo, somado ao esforço de quem empreende, movimenta a economia e dá vida nova às comunidades em que os negócios estão inseridos.
Conheça as principais linhas de crédito PJ do Sicoob para micro e pequenos empresários.