Conheça o único destino de Minas Gerais que será tendência em 2026, segundo plataforma de hospedagem
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Conheça as belezas da Serra da Canastra e os queijos premiados produzidos na região
A plataforma de hospedagem Booking.com divulgou uma lista com oito destinos do Brasil que prometem ser tendência entre os turistas em 2026, com base no aumento anual de reservas feitas por viajantes brasileiros. Em Minas Gerais, a Serra da Canastra é o único destino que aparece no levantamento.
A Serra da Canastra abriga o Parque Nacional da Canastra, famoso por contemplar a nascente do Rio São Francisco e 50 cachoeiras. A região também é destaque na produção do queijo canastra.
Segundo o Booking, os oito destinos que estão entre os mil mais reservados no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2025, são:
Juquehy, São Paulo
Armação dos Búzios, Rio de Janeiro
Cajueiro da Praia, Piauí
Espírito Santo do Pinhal, São Paulo
Serra da Canastra, Minas Gerais
Encantado, Rio Grande do Sul
Morro Branco, Ceará
São Gabriel, Rio Grande do Sul
A Serra da Canastra abrange as cidades de São Roque de Minas, Capitólio, Piumhi e Vargem Bonita, no Centro-Oeste de Minas; São João Batista do Glória e Delfinópolis, no Sul de Minas; e Sacramento, no Alto Paranaíba.
O g1 reuniu informações sobre a região, com dicas de passeios e curiosidades sobre a gastronomia local. Veja abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
💦 Principais atrativos da Serra da Canastra
Cachoeira Casca D’Anta: é a primeira grande queda do Rio São Francisco, com 186 metros de altura. Pode ser visitada tanto pela parte alta quanto pela parte baixa. No local, há piscinas naturais ideais para banho.
Cachoeira do Fundão: considerada uma das mais bonitas da região, tem acesso mais difícil, mas recompensa com um cenário preservado.
Cachoeira dos Rolinhos e Rasga Canga: boas opções para quem quer trilhas curtas e áreas de banho tranquilas.
Curral de Pedras: estrutura feita com pedras empilhadas manualmente, usada pelos tropeiros há mais de um século para conter o gado durante a noite.
Garagem de Pedras: antigo entreposto usado pelos moradores do Vão dos Cândidos, que subiam a serra a pé ou em lombo de burro.
Trilha do Cerrado: inaugurada em 2019, tem 2,3 km e parte do Centro de Visitantes. Ideal para quem quer um passeio rápido e educativo.
Ruínas da Fazenda Zagaia: também abertas à visitação desde 2019, podem ser acessadas pela Portaria 3, em Sacramento.
O Parque Nacional da Serra da Canastra pode ser visitado o ano todo, porém, a época ideal para visitação é de abril a outubro, pois o tempo está menos chuvoso, facilitando o acesso às atrações e tornando os passeios mais agradáveis.
Nos períodos chuvosos, fique atento às possibilidades de Cabeças d’água e às condições das estradas. Ocasionalmente, em casos de incêndios florestais, a unidade de conservação pode ser fechada à visitação.
LEIA TAMBÉM:
Governo federal investe R$ 51 milhões em obras no Parque Nacional da Serra da Canastra, guardião da nascente do Rio São Francisco
Parque Nacional da Serra da Canastra será concedido à iniciativa privada
Cachaça e queijo: relembre as iguarias mineiras que o Papa Francisco ganhou de presente
🧀 O queijo Canastra e a tradição local
Além das paisagens naturais, a Serra da Canastra é o berço do Queijo Canastra, produzido há mais de 200 anos. O produto tem Indicação de Procedência concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Diversas fazendas, especialmente em São Roque de Minas e Medeiros, recebem visitantes e permitem acompanhar o processo artesanal — uma experiência que une gastronomia e cultura mineira.
Queijo Minas Artesanal da Canastra
Devanir Gino/EPTV
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas