Com dia mais quente do ano, termômetro de rua chega a quase 40ºC no Centro de Juiz de Fora
21/01/2025
Registro oficial da temperatura na cidade foi de 34,6ºC, mas aparelho que fica no Parque Halfeld registrou a sensação térmica e chamou atenção de quem passava pelo local. Confira outras aferições pela região, que teve 38,9ºC em Coronel Pacheco. Termômetro marcou 39 graus no Parque Halfeld, em Juiz de Fora
Humberto Campos/TV Integração
🔥 Juiz de Fora e região tiveram mais um dia típico de verão, com temperaturas elevadas durante todo o dia e novos recordes de calor.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
No termômetro de rua localizado no Parque Halfeld, bem no Centro de Juiz de Fora, por exemplo, a marcação – que leva em conta a sensação térmica do local (entenda mais abaixo) - chegou a apontar 39 graus na tarde desta terça-feira (21), chamando atenção de quem passava pelo local.
Oficialmente, no entanto, a temperatura máxima na cidade foi de 34,6 graus, segundo dados do Inmet. A aferição é a mais alta no município neste verão e a mais alta desde 18 de novembro de 2023, quando fez 36,8 graus.
Ainda conforme o Inmet, a temperatura mínima foi de 22,7 graus.
Outras aferições pela região:
Coronel Pacheco: 38,9 graus
Muriaé: 38 graus
Viçosa: 34,4 graus
São João del Rei: 32,6 graus
Barbacena: 31,5 graus
🌡 Como funcionam os termômetros de rua
As divergências entre as temperaturas exibidas nos termômetros de rua e as divulgadas pelos institutos oficiais têm relação com a força de aferição. No caso dos equipamentos espalhados pela cidade, muitas vezes, é somado também a sensação térmica das estruturas:
“Esses termômetros de rua são sensores eletrônicos que ficam no interior de caixas, expostas à radiação solar, e há uma condição de estufa ali dentro. De certa forma, eles até representam uma temperatura geral do espaço urbano, mas têm forte influência, muitos ficam expostos ao sol, então ficam mais aquecidos”, explicou ao g1 o climatologista Fábio Sanches.
Muriaé registra a temperatura mais alta de MG na segunda-feira
Coronel Pacheco e Muriaé ficam entre as 15 cidades mais quentes do Brasil no domingo; veja
Termômetro de rua marca 51 °C em Juiz de Fora, mas Inmet aponta 16 graus a menos; saiba como funciona esse tipo de medição
Ainda segundo ele, os diversos materiais que compõem a arquitetura urbana também influenciam na diferença de marcação entre os termômetros de rua e real temperatura registrada na cidade.
“Os constituintes urbanos afetam também a temperatura, cimento, concreto, asfalto, que possibilitam esse aumento na temperatura”.
Calor continua
Segundo o Inmet, a forte massa de ar quente continental ainda vai manter as temperaturas altas em toda região na quarta-feira (22). A temperatura máxima pode ser de até 38 graus na Zona da Mata e Leste do estado.
Há a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas, incluindo Zona da Mata e Vertentes.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes