Chuva causa deslizamentos, quedas de árvores e outros transtornos em cidades de MG; VÍDEOS
23/01/2026
(Foto: Reprodução) Defesa Civil monitora rio em Sabará, na Grande BH
A chuva provocou deslizamentos, quedas de árvores e outros transtornos na Grande BH e em cidades da Região Central do estado nas últimas 24 horas.
Em Sabará, o muro de uma casa caiu durante a madrugada desta sexta-feira (23), no bairro Morro do São Francisco. Pela manhã, o desabamento em uma obra no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, colocou em risco alguns imóveis.
Na quinta (22), Itabirito registrou ocorrências de deslizamento de terra e quedas de árvores. No mesmo dia, a Prefeitura de Nova Lima usou carros de som para alertar moradores de áreas de risco sobre o aumento do nível do Rio das Velhas.
Veja, abaixo, os detalhes sobre os transtornos causados pela chuva em MG:
Sabará
Muro desaba após chuva forte em Sabará.
O muro de uma casa no bairro Morro do São Francisco, em Sabará, na Grande BH, desabou durante a madrugada desta sexta-feira. Ninguém se feriu.
Um vídeo mostra como ficou o local pouco depois do desabamento. A queda provocou impactos no imóvel vizinho e, segundo moradores, oferece risco a outras residências (veja acima).
A ocorrência foi registrada no mesmo bairro onde, em dezembro do ano passado, o menino Luigi de Jesus, de cinco anos, morreu após ficar soterrado.
Máquinas estão a postos para retirar escombros de deslizamento de terra no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará.
Já no bairro Nossa Senhora de Fátima, houve um deslizamento de terra, e a prefeitura enviou máquinas para fazer a limpeza do local (veja vídeo acima). Uma mãe e dois filhos precisaram ser retirados de casa e se abrigaram com parentes.
Na cidade, o volume do Rio das Velhas é monitorado pela Defesa Civil. Às 11h desta sexta, o nível chegava a 2,3 metros. Caso ultrapasse 3,9 metros, residências serão invadidas pela água.
Defesa Civil de Sabará monitora, em tempo real, o nível do Rio das Velhas.
Reprodução/TV Globo
Belo Horizonte
Muro desabou na Rua João Gualberto Filho, no bairro Sagrada Família, na Região Leste de Belo Horizonte
Redes sociais
Na manhã desta sexta, um muro desabou na Rua João Gualberto Filho, no bairro Sagrada Família, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo um morador vizinho, a casa dele corre risco, porque o solo continua instável devido às chuvas. Até o momento, não há registro de feridos.
Itabirito
Prefeitura de Itabirito registra deslizamento de terra e queda de árvores.
Redes Sociais
Em Itabirito, na Grande BH, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico, enviado por mensagens de texto aos moradores. A medida foi tomada após registros de deslizamentos de terra e queda de árvores.
Em 24 horas, três ocorrências foram atendidas: uma família precisou deixar a casa depois de um deslizamento e duas ruas tiveram que ser interditadas.
A Prefeitura de Itabirito informou que, segundo a Defesa Civil, o Rio Itabirito estava com 1,37 metro, no nível 0, permanecendo dentro do leito normal e sem risco de transbordamento.
Até o momento, não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas, e o município segue monitorando a situação, com equipes de prontidão e orientação para que a população acompanhe apenas os comunicados oficiais.
O Rio Itabirito é afluente do Rio das Velhas. O monitoramento é feito por câmeras instaladas próximas ao leito.
Nova Lima
Em Nova Lima, o grande volume de chuvas colocou a cidade em estado de atenção. A prefeitura usou carros de som para alertar moradores de áreas de risco sobre o aumento do nível do Rio das Velhas.
"A Prefeitura de Nova Lima alerta que, diante dos elevados índices de chuva registrados no município e na região, o nível do Rio das Velhas encontra-se elevado, colocando a área em estado de alerta. A população, especialmente os moradores de áreas próximas ao rio, deve permanecer atenta, evitar locais de risco e acompanhar os comunicados oficiais", informou a administração municipal.
LEIA TAMBÉM:
Morre menino de 5 anos que ficou soterrado após muro desabar sobre casa na Grande BH
Defesa Civil de BH emite alerta de risco geológico até 26 de janeiro
À esquerda, deslizamento no bairro Nossa Senhora de Fátima e à direita, Morro do São Francisco, onde um muro desabou.
Redes sociais
Vídeos mais vistos no g1 Minas: