Casos de Covid-19 quase quadruplicam em Belo Horizonte em 2025
02/09/2025
(Foto: Reprodução) BH tem aumento no número de casos de Covid
O número de casos confirmados de Covid-19 em Belo Horizonte aumentou quase quatro vezes entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Em janeiro, foram registrados 219 casos da doença. Em fevereiro, o número mais que dobrou, chegando a 599. Em abril, a cidade ultrapassou a marca de mil casos, e em agosto, 1.211 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19.
Nas últimas três semanas, 7 em cada 100 pessoas testadas tiveram resultado positivo. Em 2025, a doença já causou 21 mortes em BH — 12 mulheres e 9 homens. Das vítimas, 17 tinham mais de 60 anos, 3 estavam entre 40 e 59 anos, e 1 entre 20 e 39 anos.
Segundo Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, muitos dos óbitos ocorreram em pessoas que não estavam com a vacinação atualizada.
“Grande parte dessas pessoas que vieram a óbito este ano não tiveram uma vacina atualizada. Tomaram a vacina há mais de seis meses, até um ano atrás. É importante que os idosos tomem a vacina a cada seis meses”, afirmou.
O infectologista Unaí Tupinambás reforça que a vacina é a principal forma de prevenção. Mesmo quem é imunizado e contrai o vírus pode apresentar sintomas leves ou nenhum sintoma.
“Os sintomas são idênticos aos da gripe comum, como dor de cabeça, febre, coriza, espirro, tosse e dor no corpo. Não dá para distinguir se é H1N1 ou Sars-CoV-2 sem exame. É importante procurar uma unidade de saúde, fazer o teste e, se positivo, usar máscara e evitar aglomerações”, explicou.
A recomendação é que pessoas com mais de 60 anos recebam a vacina a cada seis meses. As doses estão disponíveis nos 153 centros de saúde da capital para os grupos prioritários, que incluem idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Profissional de saúde realiza teste rápido de Covid-19 (ILUSTRATIVA)
Divulgação