Poços de Caldas investiga morte com suspeita de intoxicação por metanol
Homem de 52 anos morre na Santa Casa de Poços de Caldas após beber conhaque
Reprodução EPTV
Poços de Caldas (MG) investiga uma morte com suspeita de ter sido causada por intoxicação por metanol. A vítima, um homem de 52 anos, foi internado na Santa Casa após beber conhaque e faleceu na madrugada de quinta-feira (13).
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O hospital confirmou que o paciente deu entrada no atendimento em estado gravíssimo após consumir bebida alcoólica. Ele chegou à Santa Casa, transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já intubado, com falência de múltiplos órgãos.
Ele foi encaminhado para o UTI e recebeu o antídoto, mas não resistiu.
De acordo com o relato médico, ele apresentava perda da visão e insuficiência respiratória, dois sintomas associados à intoxicação por metanol.
G1 em 1 Minuto: Sintomas de intoxicação por metanol
Foi colhida amostra de sangue e urina para exames. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda o resultado conclusivo dos exames que irão confirmar a causa da morte e que, assim que o Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação do caso suspeito, os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência foram acionados, incluindo a comunicação imediata às autoridades responsáveis, e todas as medidas necessárias foram adotadas de imediato, em ação conjunta com o Procon e demais órgãos competentes.
Poços de Caldas foi a primeira cidade de Minas Gerais a registrar um caso suspeito de intoxicação por metanol, em outubro, após um homem de 25 anos procurar atendimento na UPA com dores de cabeça, vômitos e fortes dores abdominais. O caso foi notificado e descartado no mesmo dia.
Intoxicação por metanol no Brasil
No Brasil, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, de 5 de novembro, foram confirmados 60 casos de intoxicação por metanol e 47 estavam em investigação. Não há casos em Minas Gerais.
São Paulo é o estado com maior número de notificações, sendo 47 casos confirmados e 6 em investigação. Outros estados são: Paraná (6), Pernambuco (5), Mato Grosso (1) e Rio Grande do Sul (1).
Quinze pessoas morreram: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Oito 8 notificações de óbitos estavam sendo investigadas: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS e 1 no CE.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Sul de MinasFONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/11/14/pocos-de-caldas-investiga-morte-com-suspeita-de-intoxicacao-por-metanol.ghtml