Galpão de recicláveis que pegou fogo e gerou nuvem de fumaça tóxica na Grande BH estava em situação irregular
Bombeiros continuam combatendo incêndio em lote próximo à Via Expressa, em Contagem
O galpão de recicláveis que pegou fogo nesta sexta-feira (14) e gerou uma nuvem de fumaça tóxica na Via Expressa de Contagem, na Grande BH, estava em situação irregular. O imóvel, no bairro Bernardo Monteiro, armazenava pneus, plásticos e outros materiais inflamáveis, mas não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O documento emitido pela corporação é obrigatório para o funcionamento de edificações como comércios, indústrias e prédios públicos. Ele comprova que os estabelecimentos atendem às normas de segurança contra incêndio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Durante o combate às chamas, a Defesa Civil de Contagem também foi acionada para vistoriar o galpão. Conforme o órgão, as casas vizinhas ao terreno não foram afetadas. No entanto, a queima do material, somada à vegetação do entorno, causou uma fumaça densa, reduzindo a visibilidade na rodovia.
"Os responsáveis pelo estabelecimento no local ainda não foram localizados e não houve registro de vítimas. A Defesa Civil de Contagem segue acompanhando a situação e permanece à disposição para orientações e suporte à população e demais instituições", completou o órgão.
Incêndio de grandes proporções
Segundo o tenente Pedro Folha, do Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 4h30. Cinco viaturas, dois caminhões e 11 militares foram deslocados para o combate às chamas.
"Trata-se de um lote com grande quantidade de materiais recicláveis, pneus e bastante plásticos. Devido à emissão de fumaça altamente tóxica, ainda não é possível identificar quais são os outros materiais presentes", explicou.
Ainda de acordo com o tenente, o fogo foi contido antes que se espalhasse para toda a vegetação do terreno. "É preciso que as pessoas evitem a fumaça", alertou Folha.
"Os militares conseguiram o apoio de uma retroescavadeira para revirar o entulho e de um caminhão pipa para reabastecimento das viaturas no local. Ambos recursos enviados pela Prefeitura de Contagem", completou o Corpo de Bombeiros.
A Transcon informou que parte da pista foi interditada no sentido Betim para o trabalho das equipes. O congestionamento chegou a quase dois quilômetros às 6h45. No sentido contrário, rumo a Belo Horizonte, o fluxo de veículos registrou lentidão, e a visibilidade no trecho era baixa.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio de grandes proporções atinge lote com materiais recicláveis em Contagem
Incêndio de grandes proporções prejudica trânsito na Via Expressa
CBMMG/DivulgaçãoFONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/11/14/galpao-de-reciclaveis-que-pegou-fogo-e-gerou-nuvem-de-fumaca-toxica-na-grande-bh-estava-em-situacao-irregular.ghtml